A HISTÓRIA DA PIZZA- TAATIDIAS

A história da pizza Este é um alimento perfeito para diversas ocasiões: para um dia de ressaca e de preguiça; para um jantar romântico...

A história da pizza
Este é um alimento perfeito para diversas ocasiões: para um dia de ressaca e de preguiça; para um jantar romântico; para um almoço em família; para uma noite de conversa com os amigos. A pizza tornou-se num alimento mundialmente consumido, porque pode conter diversos sabores e ainda assim ser barata.
Apesar de todo o sucesso no presente, conheces a história da pizza? Muitos atribuem sua invenção aos italianos, contudo este alimento à base de trigo e água surgiu ainda na época dos egípcios. É mesmo interessante! Contudo, antes de irmos ao assunto, deixamos o Contacto da Pizza Hut Portugal.
Esta rede de pizzarias nasceu em 1958, no Texas, e hoje é uma das franquias mais famosas em todo o mundo, com mais de 11 mil restaurantes e quiosques em mais de 87 países. Tem mais de 162 mil colaboradores por todo o mundo, e é uma das mais bem-sucedidas do ramo em Portugal. Através deste link, irás encontrar todos os canais de comunicação com a empresa, e no portal Telefone Número podes encontrar informações sobre outras empresas em Portugal.

De momento, vamos à história da pizza. Conhecidos pelo cultivo do trigo em larga escala, os antigos egípcios desenvolveram uma massa que era resultado da combinação entre o trigo e a água. Esta receita simples era barata e, portanto, consumida em larga escala pela população. Uma vez que a civilização egípcia teve forte influência na história, esta massa foi transferida entre diversas civilizações, servindo de base para a nossa atual massa de pizza.
Na Grécia, ingredientes como o arroz eram adicionados à massa, que em seguida era assada sobre tijolos quentes. Os fenícios incrementaram alimentos à massa, como cebolas e carnes. Mas como a receita chegou à Itália? Na Idade Média, os turcos muçulmanos passaram a adotar os hábitos alimentares dos fenícios e, uma vez que os muçulmanos partiram para as cruzadas, a receita da pizza chegou à Itália através do porto de Nápoles.
É por isto que a tradicional pizza italiana vem de Nápoles: porque foi lá que a receita chegou primeiro. No entanto, a pizza de hoje é bastante diferente daquela que chegou ao território italiano há cerca de 1000 anos. Às pizzas napolitanas eram adicionados ervas e azeite, já que esses eram ingredientes baratos. Era um alimento servido ao povo para matar a fome, e nesta altura, a massa era servida dobrada ao meio, como se fosse uma sanduíche.


Contudo, uma das razões pelas quais Nápoles é considerada a terra natal da pizza é o facto de que lá foi que os cozinheiros começaram a preparar as massas redondas e a adicionarem ingredientes mais elaborados como o tomate, peixes fritos e queijo. Em 1830 foi fundada a primeira pizzaria da história, a Antica Pizzeria Port’Alba, e em 1889, também em Nápoles, surgiu a pizza chamada “Marguerita”, em homenagem à rainha, e que imitava as cores da bandeira com ingredientes básicos como mozarela, tomate e manjericão.
Com tanto prestígio, a pizza deixou de ser considerada comida dos pobres para entrar para o hall das comidas democráticas, que fazem sucesso entre todos os públicos.


Qual o seu sabor de pizza favorito? 

Beijos da Tati 💕

You Might Also Like

8 comentários. Clique aqui para comentar também!

  1. Olá tudo de bom ? Pizza cai bem a qualquer hora para todos e para tudo . A receitas varia mais o resultado final é sempre uma delícia.

    ResponderExcluir
  2. Eu amo pizza essa massa recheada é uma tentação para muitos, tem pessoas que não conseguem fugir dela e eu sou uma, muito legal ficar sabendo um pouco da história da pizza, a pizza faz sucesso aonde ela estiver, o meu sabor preferido é de mussarela e orégano bjs.

    ResponderExcluir
  3. Só de ler todas essas curiosidades já deu uma enorme vontade de pedir uma pizza, melhor opção que essa é difícil de eleger! Rsrs

    Adoro pizza de calabresa, mas também não dispenso as outras, aliás, gosto de todas! Rsrs

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Acho que pouquíssimas pessoas não curte pizza, mas não em como não gostar. Ela é divina. A minha preferida é de calabresa com mussarela.

    ResponderExcluir
  5. Mas que fantástica a historia da Pizza. muito bom saber disso por aqui. A pizza é um sucesso, reune familias e amigos. É deliciosa!

    ResponderExcluir
  6. Esse post me deixou com fome, amei saber mais sobre a pizza.

    ResponderExcluir
  7. Que post bom! Não sabia que a pizza hut era do Texas! Muito legal conhecer um pouco mais da história deles! Adorei saber o porquê da pizza ser considera italiana e as mudanças que teve depois que chegou em Nápoles!

    ResponderExcluir

Obrigada por chegar até aqui. Não deixe de falar o que achou,sentiu.
Não se esqueça Espalhe amor por onde for!